Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Futebol tratado com humor nas redes sociais



O projeto é famoso por fazer várias brincadeiras nas redes sociais, juntando informações futebolísticas com humor. Com páginas em três redes sociais, o Pontapé Alagoano tem o objetivo de fazer com que os torcedores de Alagoas acompanhem o futebol do Estado. 

“A ideia surgiu no período da Copa do Mundo, no ano passado. Estava estudando Design, na parte de escudos, vi que ninguém fazia dos clubes do nosso Estado e decidi começar a criar (escudos). Percebi que poderia fazer algo maior, reuni amigos que curtem futebol e humor e criamos o projeto ‘Pontapé Alagoano’ e lançamos no início do Campeonato Alagoano deste ano”, revelou Kleber Lopes, diretor de criação da página. 

O Pontapé surgiu no dia 25 de fevereiro, realizando a cobertura do Campeonato Alagoano de 2015 de uma forma mais leve e divertida e, sobretudo, propiciando a interação entre os torcedores. A intenção era se diferenciar da linguagem que os principais meios de comunicação utilizam, seguindo um estilo mais próximo da maneira encontrada na internet, principalmente nas redes sociais. 

Marcel Leite, diretor de jornalismo do Pontapé, informou que os integrantes fizeram pesquisas e buscaram dados dos clubes e súmulas dos jogos na Federação Alagoana de Futebol (FAF), para mostrar as estatísticas de cada confronto do campeonato. 

Além desses dois integrantes, o Pontapé é formado por mais quatro membros: Max Cavalcante, Hugo Leão, Nelson André e Cai Costa. Eles contaram que foram cerca de seis meses elaborando ideias para, enfim, acontecer a estreia da página. 


“O projeto ficou maior do que a ideia inicial. Queríamos fazer com que os torcedores começassem ou voltassem a acompanhar e curtir o futebol de Alagoas, usando brincadeiras misturadas com informação”, revelou Kleber.

As publicações (memes, humor na internet) sobre atletas alagoanos são constantes. “Tentamos também falar das personalidades do futebol alagoano, são os casos do Aloísio Chulapa, da Marta, do Roberto Firmino, e outros atletas que jogam ou foram nascidos no nosso Estado”, falou Marcel Leite. 

Foi o Pontapé que criou o apelido Iniesta do Agreste para Didira, meia do ASA. E foi acolhido pelo torcedor, tanto que foi falado pela imprensa brasileira no duelo do time arapiraquense com o Palmeiras na Copa do Brasil deste ano. Ao ser perguntado sobre quem criou o apelido para Didira, eles disseram que não sabem, pois, segundo eles, o apelido surgiu no meio de uma discussão de ideias no grupo do WhatsApp dos membros do Pontapé.


Imagens: Pontapé Alagoano
Texto: Dayvidson Soares / Matéria publicada também no Jornal Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário