Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Alagoano é destaque no Fluminense



Um jogador alagoano foi protagonista de um dos momentos mais marcantes da vitória do Fluminense sobre o Paysandu por 2 a 1, na partida de ida da Copa do Brasil, no Maracanã, na última quinta-feira. Os clubes empatavam o jogo até os 47 minutos do segundo tempo, e eis que, após cobrança de escanteio, o lateral direito Renato recebeu o rebote da defesa do Papão e acertou um chute a 111km/h, marcando um golaço, para a felicidade do torcedor tricolor. O jogador de 25 anos é natural de Maceió, do bairro de Cruz das Almas, e, em entrevista exclusiva à Gazeta de Alagoas, fala sobre o atual momento no Fluminense e sua trajetória no futebol.

“Uma sensação inexplicável, um gol importante onde revertemos a vantagem do próximo jogo, que vai ser muito difícil lá em Belém. Tivemos três escanteios seguidos, pedi para entrar na área, mas o treinador não deixou. A bola sobrou para mim e, como estava de frente para o gol, tinha que chutar. Graças a Deus tive a alegria de fazer o gol”, destacou Renato, camisa 16 do Tricolor. 



Na partida da última quinta-feira, Renato iniciou o jogo no banco de reserva. Wellington Silva, titular da posição, estava fazendo um bom jogo, com o lado direito funcionado muito bem, até que, ainda no 1º tempo, se lesionou e o alagoano teve a chance de entrar em campo. “É sempre ruim perder companheiros por lesão, mas temos um elenco muito forte, e os jogadores que estão entrando vêm dando conta do recado. Agora é continuar fazendo o que sempre fiz nos treinos e aproveitar todas as oportunidades que aparecerem”, disse.

Além da Copa do Brasil, o Fluminense está disputando o Campeonato Brasileiro. Nesta competição, a equipe está bem, brigando nas primeiras posições pelo título ou, pelo menos, para se classificar para a Libertadores da América em 2016. 



“Está sendo um momento muito importante para todos do elenco. Existia uma desconfiança muito grande por terem saído muitos jogadores importantes. Graças a Deus estamos firmes no Brasileirão e demos um grande passo para a classificação na Copa do Brasil”, afirmou o alagoano.

O garoto que saiu da Grota do Arroz, em Cruz das Almas, está brilhando no futebol brasileiro e tem grandes sonhos através do esporte. “Quero ganhar títulos pelo Fluminense, jogar na Europa, e, se Deus quiser, chegar à Seleção Brasileira, um sonho de todo jogador de futebol”. 


Ronaldinho Gaúcho

No Fluminense, Renato está tendo a oportunidade de treinar e jogar com Ronaldinho Gaúcho, um dos maiores craques do futebol mundial, multicampeão no Barcelona, eleito duas vezes o melhor do mundo e campeão da Copa do Mundo de 2002.

“É muito gratificante poder jogar ao lado de um cara como o Ronaldinho. É um ídolo para muitos. Só agradeço a Deus pela oportunidade que estou tendo. Ele é um jogador fora do normal, uma excelente pessoa. Quando o Ronaldinho acertou com o Fluminense, recebi muitas mensagens de amigos e familiares perguntando como ele era”, conta Renato.

No Tricolor desde o ano passado, conviver com craques está sendo proveitoso para o lateral alagoano. “O Fred é outro grande profissional, dentro e fora de campo. Temos muitos exemplos de grandes profissionais e pessoas no elenco. Jogadores que vi jogar pela TV e hoje tenho a chance de estar ao lado deles em campo”, disse Renato, que tem como melhor amigo o volante Edson, ex-companheiro no ABC-RN.



Início: Renato estreou como profissional no Corinthians-AL

Renato iniciou no futebol na escolinha do treinador Manoel Nascimento. Ele se destacou no Campeonato Infantil de Futebol Sesi/TV Gazeta e teve a chance de jogar nas categorias de base do CRB, seu time de coração, mas não foi de imediato para o Galo. 

“A princípio não fui, pois no time do Manoel eu ganhava chuteira, passagens para treinar e gostava de lá. Depois vi que a oportunidade de jogar no CRB seria boa e fui para lá, onde disputei várias competições de base. Eu estava me preparando para disputar a Taça BH pelo clube, mas o Corinthians-AL teve interesse no meu futebol, conversei com o ‘seu’ Roberto, que me levou para o CRB e vimos que o Corinthians era uma grande chance de ir jogar fora e acabei indo para lá”, contou. 

Foi no Corinthians-AL que Renato teve a oportunidade de estrear como jogador profissional, numa partida do Campeonato Alagoano de 2009, contra o Igaci-AL, o único jogo que fez no time principal do clube. Com o contrato para se encerrar alguns meses depois, se transferiu para o Sport-PE. No time pernambucano, o lateral voltou para a base, mas, alguns meses depois, subiu para a equipe principal e disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010 pelo Sport, onde jogou por três anos. Foi emprestado para o ABC de Natal-RN em 2013, e voltou para o Sport em 2014, a pedido de Geninho, então treinador do Leão da Ilha. 

“O Geninho já havia sido meu treinador antes no Sport e quando voltou para o clube queria que eu fizesse parte do elenco. Depois o Geninho saiu do clube e acabei voltando ao ABC-RN, para Jogar a Série B. Foi onde me destaquei e acabei sendo contratado pelo Fluminense, no ano passado”, encerra Renato. 


Texto: Dayvidson Soares / Matéria publicada também no Jornal Gazeta de Alagoas.
Fotos: Arquivo pessoal do jogador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário