Páginas

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Entrevista com o ponta esquerda Bernardo Frizzoni, do Zalaegerszeg (Hungria)

Com passagens pelas categorias de base do Vasco da Gama, América-Mg e Atlético-Mg, Bernardo Frizzoni deixou o Brasil muito jovem para atuar no futebol europeu. Na Europa jogo em países como Eslováquia e Hungria, hoje defende o Zalaegerszeg (Hungria), um dos maiores clubes do País, e é ídolo da torcida.

1-Como foi o inicio no futebol, defendendo o Vasco da Gama?
A copa de 94 me influenciou muito, desde então já decidi que a minha profissão era de ser jogador. Com 13 anos pintou uma oportunidade de testes no Vasco, fui bem sucedido e então deixei a minha família e me mudei para o alojamento em São Januário. Tudo muito novo pra mim, mas uma experiência muito boa.

2- Fale um pouco da sua passagem pelo América-Mg e Atlético-Mg:
Então, eu joguei na base do América-MG por 2 anos, mas não estava feliz, então o treinador do Juvenil do atlético-Mg se interessou e fiquei lá no galo durante 3 meses, mas não conseguimos chegar a um acordo, então voltei pra minha cidade natal(Juiz de Fora).

3- O que fez você deixar o Brasil rumo ha Hungria? 
Oportunidade. Creio muito nas oportunidades, estava no Brasil, jogava no Volta redonda -RJ e fazia faculdade, pintou a oportunidade então eu vim. Além do sonho.

4- Antes de defender o Zalaegerszeg, você jogou em 3 clubes, fale um pouco sobre sua passagem por cada:
Sim, joguei no Honved, um time com grande história e inclusive revelou o principal jogador do pais e um dos melhores do mundo, Puskas. Depois me transferi para o F K Moldava na Eslováquia. E logo depois o DVTK, clube no qual tem uma torcida muito parecida com a dos times brasileiros, é sem duvida muito fervorosa.

5- Como foi jogar pelo FK Bodva, na Eslováquia?
A Eslovaquia tem uma cultura muito diferente da nossa, são muito frios, mas sem duvida, mais uma experiência bacana que eu pude desfrutar.

6- E como está sendo defender o Zalaegerszeg?
Aqui todos me conhecem, onde vou os fãs reconhecem, é um clube grande aqui, como se fosse o  Palmeiras ai, ha 2 anos atrás o time caiu para segunda divisão, e agora estamos nas cabeças pra subir.


7- Você joga de ponta esquerda, fale sobre suas características:
Gosto de misturar a força com habilidade, acho que são as minhas características principais.


8- Quais as semelhanças e diferenças do futebol no Brasil para o Europeu?
Jogador europeu é muito disciplinado taticamente, e eu não era quando jogava no Brasil, mas aprendi a ser aqui. A adaptação é importante, me concentro muito nisso, por que jogador brasileiro sempre se destaca tecnicamente. Quando cheguei, fazia jogadas  lindas e o treinador nem falava nada, quando algum outro jogador dava carrinho ou jogava feio  ou simples o treinador dava moral, logo percebi e procuro fazer o mais simples possível. Mas a força física é importante também.

9- Como é a vida aí na Hungria?
Agora? Frio, muito frio (risadas),já me adaptei, falo um pouco da língua e tal, acho que é o mais difícil, creio que nem o frio bate de frente com a língua (risadas).

10- Já recebeu alguma sondagem para defender a seleção Húngara? Tem interesse em defender a seleção?
Sim já ouvi boatos, mas nada de concreto. Acho que tudo é possivel, como eu disse oportunidades são sempre criadas. Eu faço minha parte, dentro e fora de campo. Claro que sonhamos com a seleção Brasileira, mas tudo eh possível.

11- Pensa e tem interesse em voltar para o Brasil?
Claro, não fujo as minhas origens, meu churrasco, aquele sol maravilhoso. A gente só da valor pra nossa pátria quando sai dela. Não existe lugar melhor que o Brasil, mesmo com todos os problemas. Mas quem não tem problemas não é verdade?

12- Para encerrar, quais são seus sonhos e objetivos no futebol?

Tenho muitos, agora é subir esse time e fazer história, conquistar títulos e voltar ao Brasil. Enquanto eu tiver o arrepio antes de entrar em campo e a minha parte física colaborar vou jogar, não me vejo fazendo outra coisa.

Bernardo deixou um vídeo para os leitores do blog:

Gols e lances do Jogador:
Fotos: Arquivo pessoal do jogador

Nenhum comentário:

Postar um comentário