Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ronaldo Mendes: De 'faz-tudo' no CSA à chegada promissora no Santos

Com nove gols marcados, Ronaldo foi o artilheiro do CSA na Série D de 2012. (Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas)


Em 2012, um jovem meia se destacou vestindo a camisa 10 do CSA na Série D do Campeonato Brasileiro. Com 19 anos de idade na época, Ronaldo era considerado um ‘faz-tudo’ do time na competição nacional, onde foi vice-artilheiro. Os anos se passaram, o jovem ganhou maturidade, acrescentou o sobrenome ‘Mendes’ e pode ser acompanhado no Santos, seu atual clube, atuando com o número 23 nas costas.


No Peixe, o meia não é titular, mas está realizando um sonho revelado quando ainda defendia o Azulão do Mutange. “Quero jogar num clube grande, disputar a Série A do Brasileiro”, afirmou o meia, em entrevista à revista Placar em 2012, e continua: “Jogar num grande de São Paulo já está de bom tamanho (risos). Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras… qualquer um deles! Tenho vontade de jogar o Campeonato Paulista. É o campeonato mais disputado, parelho do Brasil”.


Na época da matéria, Ronaldo era o atual artilheiro da Série D e lutava pelo acesso para a Série C com o Azulão. A revista Placar descreveu o meia da seguinte forma: “Artilheiro da Série D, com nove gols, Ronaldo é o chamado ‘faz-tudo’ no CSA. Com a canhota, arma o time, chega à frente para finalizar, bate falta, escanteio e até desarma, se preciso”.

Ronaldo Mendes foi o principal nome do CSA na Série D de 2012, não conseguiu o acesso, mas foi vice-artilheiro da competição, balançando as redes nove vezes. A reportagem entrevistou o jogador, com exclusividade, que relembrou os bons momentos no CSA e falou da nova fase no Santos.

"No CSA foi onde tudo começou", disse Mendes, (Foto: Arquivo Gazeta)
“No CSA foi onde tudo começou, tive a oportunidade de jogar profissionalmente no Corinthians-AL também, mas no Azulão foi onde as coisas foram se confirmando. Consegui fazer um grande campeonato pelo clube, apesar de não termos conquistado nosso principal objetivo, que era o acesso à Série C”, explicou Ronaldo, que continuou sendo grato ao CSA: “Para mim foi muito proveitoso, sou muito grato ao clube por ter me dado a oportunidade que fez com que minha carreira desse uma subida. Foi muito importante para mim”. 


O meia considera um gol marcado pelo Azulão o melhor da sua estreia. Foi no amistoso contra o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, que marcou a entrega de faixa para o Tricolor, campeão pernambucano daquele ano. “Eu entrei no segundo tempo e pude fazer um gol de falta, o da vitória do CSA”, relembrou Ronaldo, que hoje tem 23 anos de idade.


Segundo o jogador, o que muda entre o Ronaldo que atuou pelo CSA e o de agora, que está no Santos, é que hoje ele está mais experiente e mais rodado. Ele acredita que as características são as mesmas, aprimoradas com as experiências em atuar em outros clubes da Série B e até da Série A, como o Criciúma, em 2014.


PÓS-CSA


Quando deixou o CSA, o meia acertou com o CRB para a disputa da Série B do mesmo ano, mas não conseguiu obter o mesmo sucesso no rival do Azulão. Ronaldo diz ter sofrido depois que deixou o CSA; mas ele se estabeleceu no futebol e passou por clubes como Guarani, Paraná, Criciúma, entre outros.


“Rodei muito. Sofri uma lesão meio séria no púbis, passei por uma cirurgia, e foi um momento complicado. Perdi praticamente um ano, um ano me recuperando, mas foi muito aprendizado”, disse o jogador, que antes do Santos defendeu o ABC.

Ronaldo Mendes Realiza sonho no Santos: 'Sei que que ainda tenho muito para crescer'

O meia tem contrato com o santos até o fim deste ano. (Foto: Divulgação/ Santos)

Ronaldo foi contratado por empréstimo pelo Santos para fazer parte da equipe sub-23, considerado time B. Ele recebeu a oportunidade de treinar com a equipe principal e pôde corresponder ao que o técnico Dorival Júnior queria.

“A minha ideia era nem ser inscrito no grupo que disputaria o Campeonato Paulista. Eu acho que agradei, porque estou no grupo e com muita felicidade. Agradeço muito à comissão técnica pela confiança e oportunidade”, disse o meia.

No time da Vila Belmiro, Ronaldo Mendes tem a oportunidade de atuar com jogadores que defendem e defenderam a Seleção Brasileira, como Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Elano e Gabigol.

“Muito bom treinar e jogar com jogadores de Seleção Brasileira, eles têm muita qualidade. Eu procuro me espelhar neles, aprender o máximo e escutar bastante, para quem sabe um dia chegar ao nível técnico deles”, disse o Ronaldo, que não é titular, mas vem recebendo oportunidades e entrando com frequência nas ultimas partidas do clube.

PROPOSTA

O jogador já chegou a recebeu uma proposta para atuar no futebol árabe, mas recusou para cumprir o contrato de um ano que tem com o clube da Baixada Santista. Ronaldo contou que conversou com a comissão técnica e a diretoria do Santos, e demostrou a vontade de permanecer.

“Sei que tenho muito para crescer no Santos, o Dorival vem me aconselhando bastante. Acho que tenho muito o que melhorar, ganhar e crescer aqui dentro do clube. Acredito que não era o momento de sair e espero que tudo venha caminhando bem, como está acontecendo agora”, relatou o camisa 23 do Santos.


*A matéria também foi publicada no jornal Gazeta de Alagoas.




Um comentário: