Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Loucos por futebol: um sonho de pai e filho

Pedro Ryan viaja 227 km para treinar no CSA. (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele possa ser realizado”, é o que diz o autor Roberto Shinyashiki. E é um sonho que faz Alécio Silva Melo, conhecido por Kuca Melo, um cidadão de São José da Tapera, viajar 227 quilômetros rumo a Maceió, com o filho Pedro Ryan. O garoto de dez anos de idade sonha em ser jogador de futebol e treina na escolinha do CSA dois ou três dias na semana, em tempo integral.

Menino franzino e habilidoso, Pedro Ryan é atacante e almeja carreira com muitos gols, tanto como jogador da base quanto como profissional. Quando mais jovem, Kuca também sonhava em ser jogador profissional. O sonho não se realizou e hoje tomou o sonho do filho para si.

“O sonho dele em ser jogador é o sonho do pai. Fazemos de tudo. O pessoal me chama até de louco, às vezes. Mas é a vontade do Pedro, o sonho dele. Ele vem treinando e o pessoal gostando do trabalho que vem desenvolvendo. E o CSA vem ajudando ele aqui, dando esse treinamento de qualidade”, destaca o pai, que é apaixonado por futebol.

Fã assumido de Neymar, o garoto treina em dois períodos na escolinha do CSA, nos horários da manhã e da tarde. Para conciliar o futebol com os estudos, o pai tem um acerto com a escola para que as aulas em que ele falte sejam repostas posteriormente.

Cada dia de treino é uma nova aventura para eles. Pai e mãe acordam por volta das 3 horas da madrugada, preparam os lanches (na maioria das vezes sanduíches), para não terem despesas a mais durante a viagem, e no dia anterior já deixam prontos os materiais de treino de Pedro. Às 3h30 o garoto é acordado, se arruma, e pai e filho saem de casa, rumo ao Centro de São José da Tapera, para pegar uma van da prefeitura da cidade com destino a Maceió.

“Na maioria das vezes viajamos de van, mas nem sempre está disponível. Quando tem treino e não podemos vir na van, dou um jeito, pegando vários carros de lotação, e, algumas vezes, quando tem combustível, trago ele para Maceió no carro próprio. São muitas aventuras que enfrentamos. Já ocorreu de pegarmos dez carros diferentes em uma única viagem, mas é um sonho dele e estamos apostando”, contou o pai.

Chegando em Maceió, pai e filho descem à porta do hospital Santa Casa, no Centro, e vão até o CT Gustavo Paiva, no Mutange, pegando ônibus ou a pé, sempre com o objetivo de chegar antes do treino das 9h40. Depois do primeiro treino, o garoto Ryan toma banho no CT e vai com o pai para o Centro de Maceió para almoçar. De acordo com Kuca Melo, eles sempre procuram um lugar com preço mais em conta e se alimentam com comidas mais saudáveis, importante para quem é atleta. Em seguida, eles retornam para o CSA.

O garoto taperense passa o dia treinando no Azulão: pela manhã com o professor Zé Roberto, na categoria sub-10, e à tarde, com o técnico Mendes, na categoria sub-12. Eles deixam o CSA por volta das 16h30, pois às 17h precisam estar no Centro para pegar a van e voltar para São José da Tapera. 

Não é sempre que eles viajam na van da Prefeitura de São José da Tapera, e, para conseguir diminuir as despesas da viagem, o pai usa uma estratégia.

“Quando viajamos em lotação, uso uma estratégia para diminuir meus gastos. Eu coloco ele para vir com o uniforme do CSA, e alguns motoristas que simpatizam com o clube não cobram. Assim, o valor de uma viagem para outra sempre muda, mas já chegamos a gastar em torno de 130 reais numa viagem de ida e volta”, relatou Kuca. 


Garoto fez testes no CEO, no ASA e no CSA e foi aprovado nos três

Filho e pai dividem o sonho no futebol. (Foto: Ailton Cruz/ Gazeta de Alagoas)
O pai sonhador revela que percebeu que o filho se destacava no time de futsal da escola onde estuda e amigos o aconselharam a levar o garoto para fazer testes em alguns clubes de futebol de campo. Ryan fez teste no CEO, de Olho d’Água das Flores, e no ASA. Em ambos foi aprovado, mas Kuca percebia que não era a melhor estrutura para o filho aprimorar o talento. Assim, decidiu levá-lo para ser avaliado no CSA, onde também foi aprovado, em novembro do ano passado.

“Ele foi aprovado pelo professor Zé Roberto, que disse que queria utilizá-lo na disputa do torneio do Papai Noel do Sesi, mas pediu para conseguirmos algum lugar para deixar ele aqui. Mas eu não podia deixar uma criança de dez anos aqui. Então, me comprometi em fazer de tudo para trazê-lo, e assim estou fazendo”.

Kuca disse saber que o sonho de futebol traz muitas vantagens, mas sabe que não é tão fácil como muitos falam. Ele conta que orienta o filho para também se dedicar aos estudos, cobra muito dele na escola. As aulas que Pedro perde por ir treinar sempre são passadas em outros dias. “Os professores e a escola dele nos ajudam muito também”.

“Nós trabalhamos ele para escolher outra opção de profissão também. Sempre perguntamos o que ele quer ser, se não conseguir ser jogador de futebol, e ele sempre diz: ‘professor, doutor, etc’”, descreve o pai.

Kuca é casado com Maenny Silva e ambos são funcionários públicos de São José da Tapera. O pai ainda faz trabalhos com fotografias e a mãe é dona de casa. O casal decidiu apostar no futuro do filho e decidiu batalhar para conseguir a realização.

Também nascido em São José da Tapera, Cleiton Xavier foi outro alagoano de destaque no futebol nacional. Camisa 10 do Palmeiras, o meia foi revelado pelo CSA e conseguiu realizar o sonho de vencer no futebol. Se Pedro Ryan e a família terão o sonho no futebol realizado, só o tempo dirá, mas impressiona a dedicação que vivem para realizá-lo.


*A matéria também foi publicada no jornal Gazeta de Alagoas

3 comentários:

  1. Parabéns pelo belo material, o sonho só acontece pra quem vai em busca dele.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pai, que Deus abençoe vcs e que der tudo certo, estou aqui na torcida por nosso conterrâneo.

    ResponderExcluir
  3. Pode crê Jair Ferreira que vamos buscar esse sonho. E muitos divirtido fazer isso.

    ResponderExcluir